22 Jan 2021
Amanda Jones
Marketing Coordinator

American Tugs iPads a bordo

American Tugs é uma empresa familiar porto-riquenha que começou a operar uma pequena frota de rebocadores em 2002. Eles começaram usando apenas papel e continuaram assim por mais de uma década. Tendo em vista que os novos regulamentos do Subchapter M chegariam em julho de 2018, eles decidiram mudar da gestão em papel para o Helm CONNECT e logo se tornaram a primeira empresa no Caribe a receber um certificado de inspeções (COI) da Guarda Costeira dos Estados Unidos (USCG).

Impulsionada por essa conquista, a American Tugs foi motivada a continuar digitalizando suas operações. Seu próximo objetivo era conectar iPads às instalações locais do Helm CONNECT a bordo de seus navios para que a tripulação pudesse usá-los para preencher formulários e rotinas de manutenção, mesmo quando estivesse offline.

 

A Ideia

Pedro Rivera Jr, VP de Operações da American Tugs, nos contou que para ele, a tripulação usar o Helm CONNECT em iPads, na verdade significava flexibilidade. “Um computador está preso em uma mesa, mas quando você está fazendo formulários e rotinas de manutenção, tem que percorrer todo o barco. Minha equipe preenchia tudo em um bloco de notas e, em seguida, sentava-se no computador e inseria as mesmas informações no Helm CONNECT. Para nós, fazia sentido usar algo que pudesse ser levado para fora da sala de máquinas. Pensamos que, ao introduzir iPads a bordo, nossa tripulação não teria mais que ir e vir do barco até o computador, de modo que os dados seriam inseridos no sistema mais rapidamente e menos erros ocorreriam”.

 

A Configuração

A American Tugs vem usando iPads a bordo há cerca de um ano, mas eles admitem que houve uma grande curva de aprendizado para colocá-los em funcionamento da maneira que desejavam. Primeiro, eles tiveram que encontrar os dispositivos certos para atender às suas necessidades, então eles tiveram que configurar as redes nas embarcações e conectar os iPads para que sua tripulação pudesse continuar usando o Helm CONNECT, mesmo sem uma conexão de internet.

Encontrar os Dispositivos Certos

Encontrar os dispositivos certos foi um processo de tentativa e erro para a equipe. Eles primeiro tentaram tablets Windows de gama média, mas acabava a bateria e tinham pouquíssimas opções de capas e acessórios para protegê-los do uso e desgaste que iriam sofrer a bordo. Depois, viram os iPads e decidiram  que eles eram a melhor alternativa. Embora sejam a opção mais cara, os iPads têm o poder de gerenciar grandes quantidades de dados no Helm CONNECT, são duráveis e oferecem uma ampla seleção de capas de proteção e acessórios.

Configurando as Redes e Conectando os iPads

Ao configurar as redes nas embarcações, Roberto Rivera, Diretor de Sistemas de Informação, configurou cada embarcação como um escritório remoto independente com suas próprias redes ethernet e wireless locais, bem como um computador com instalação local do Helm CONNECT, que atua como o servidor do Helm CONNECT para cada embarcação. “Então eu fiz alguma magia de rede (essencialmente ajustando o firewall e as regras de roteamento) para que qualquer dispositivo móvel que se conecte ao Wi-Fi possa acessar a instalação local do Helm CONNECT”, explicou Roberto. “Isso permite que nossa tripulação use os iPads para completar as rotinas de manutenção, mesmo quando a embarcação está offline. Os iPads estão sempre sincronizados com o computador de bordo, quase como se fossem um segundo monitor, então nenhum dado é perdido. Então, sempre que o navio se conecta à internet novamente, o computador a bordo é sincronizado com o servidor em terra. Conseguir isso é a parte mais difícil do processo, mas você investe uma só vez e está pronto.”

 

Os Resultados

O uso de iPads em seus barcos teve um grande impacto para a American Tugs. “É a mesma experiência completa do Helm CONNECT – tudo o que você pode fazer no computador, você também pode fazer no iPad – mas o iPad é portátil”, disse Pedro. “Isso aumentou 2 ou 3 vezes a eficiência da nossa tripulação, porque eles não precisam mais ir e voltar do barco até o computador apenas para copiar os dados do papel para o Helm CONNECT. Eles inserem informações mais precisas no Helm CONNECT de forma mais rápida, para que a gerência tenha uma visão imediata do que está acontecendo e possa tomar decisões mais bem informada.”

Ele acrescentou: “Definitivamente, há um benefício de custo em fazer apenas uma instalação local em cada navio e centralizá-la como fizemos. Eu diria que economizamos cerca de 70 por cento nos custos de configuração, reduzindo o número de computadores caros a bordo e o número de pessoas necessárias para mantê-los. Também nos deu a infraestrutura de que precisamos para dar o próximo passo em direção à configuração de outras tecnologias para continuar a simplificar nossas operações.”

 

O Que Vem a Seguir?

O uso do Helm CONNECT em iPads já está dando resultados positivos para  American Tugs. Foi um ótimo começo para digitalizar suas operações, mas suas ideias criativas não param por aí. Em seguida, Roberto deseja eliminar a necessidade de sua tripulação inserir dados manualmente usando tecnologias inteligentes que se conectariam diretamente à rede e enviariam as informações para o Helm CONNECT.

Adoramos as formas inovadoras que nossos clientes usam o Helm CONNECT para simplificar e otimizar seus negócios e estamos aqui para apoiá-los em cada etapa do caminho. Fale com nossa equipe para saber mais sobre como usar iPads a bordo de suas embarcações ou para solicitar uma demonstração.